Há 1 minuto
Até o momento, nove das 20 modalidades esportivas do JEAs encerraram suas atividades; e a rede estadual já conta com 320 medalhas conquistadas

Foto: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
O sexto dia de competições nos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs) contou com medalhas, encerramentos e inícios de disputas nas modalidades esportivas. Ginástica rítmica, futsal, natação, vôlei de praia, futebol de campo, basquete e handebol foram as modalidades em andamento nesta terça-feira (22/07). O JEAs segue até domingo (27/07), com a participação de mais de 5,4 mil atletas.
Entre as modalidades que tiveram início nesta terça-feira, a natação, que segue até quinta-feira (24/07), já premiou os seus primeiros atletas. Esse é o caso do aluno Adson Braga, da Escola Estadual (EE) Dorval Porto, na zona sul da capital. Adson, que é uma Pessoa com Deficiência (PCD), foi campeão nos 50 e 100 metros livres, disputando a prova com outras dezenas de atletas com deficiência, que também participam do JEAs, em diferentes modalidades.
As duas medalhas de ouro agora compõem o quadro pessoal de medalhas de Adson. O atleta, que é oriundo do atletismo, já chegou a participar de duas edições das Paralimpíadas Escolares, principal competição mundial escolar destinada aos alunos com deficiência. Adson conquistou duas medalhas de bronze nos 100 metros livres e no salto em distância na competição organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Foto: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
“Eu gosto de praticar esporte. Seja atletismo ou natação, estou lá. Natação eu comecei a praticar no ano passado, e estou feliz com meu resultado. Foi uma prova desafiadora, eu larguei mal, meus óculos de natação me incomodaram, teve um momento que não enxerguei nada. Mas mantive a calma e finalizei a prova”, destacou Adson.
Currículo recheado
Também na natação, outro destaque, desta terça-feira, ficou por conta da atleta Julia Sofia Gonçalves, de 15 anos. Julia, que é aluna da EE Antônio Maurity Monteiro Coelho, na zona leste de Manaus, participa da sua quarta edição do JEAs, e conquistou, este ano, a medalha de ouro nos 50 metros peito.
O resultado, entretanto, não é uma surpresa. Julia é a atual campeã brasileira dos 100 metros peito dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024, competição que ela participou também graças aos resultados obtidos nos JEAs do ano passado.


Foto: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
“Eu já estou na natação há cinco anos, e sempre viajei muito por conta dos meus resultados. Já fui a Fortaleza, Recife, Boa Vista, Uberlândia e Macapá. É um prazer conhecer novos lugares fazendo o que eu amo. Estou muito feliz com meu resultado”, destacou Julia.
Quadro de medalhas
Até o último boletim, divulgado na noite de segunda-feira (21/07), a rede estadual já conquistou, neste JEAs, 133 medalhas de ouro, 107 de prata e 80 medalhas de bronze, totalizando 320 êxitos. Até o momento, as modalidades que já tiveram suas atividades encerradas nesta edição de JEAs são: atletismo, tênis de mesa, badminton, xadrez, ciclismo, taekwondo, vôlei de praia, ginástica artística e ginástica rítmica.
Na quarta-feira (23/07), as emoções ficam por conta das disputas no futsal, handebol, voleibol, natação, futebol de campo e basquete. O JEAs reúne, em sua 46ª edição, mais de 5,4 mil atletas, de 42 municípios amazonenses. São 20 modalidades em disputa, com competições até o próximo dia 27 de julho.