Há 36 minutos
Evento reuniu comidas, danças típicas e brincadeiras inclusivas para todos

Foto: Jimmy Christian/Seas
Os participantes do projeto Amazonas Eficiente, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD), tiveram uma noite divertida na sexta-feira (11/07). Com brincadeiras e brindes, cerca de 50 pessoas com deficiência puderam aproveitar a 2ª edição da Festa Julina Inclusiva nos Centros Estaduais de Convivência da Família (CECF) de Manaus.
Realizada em dois locais, nos CECF Magdalena Arce Daou e Padre Pedro Vignola, nas zonas oeste e norte, respectivamente, da capital, o arraial contou com comidas e danças típicas, além de brincadeiras inclusivas como jogo das argolas, boliche, pescaria, cesta caipira, painel premiado e espaço exclusivo para fotos.
O evento é coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Combate à Fome (Seas), com apoio da SEPcD, e continua neste sábado (12/07), no CECF Padre Pedro Vignola, a partir das 17 horas, com mais brincadeiras e a apresentação da quadrilha julina “Inclusão na Roça”, do projeto Amazonas Eficiente.


Foto: Amanda Postigo/SEPcD
Para a mãe atípica, Kátia Regina Ferreira, de 48 anos, poder levar seu filho de 15 anos com síndrome de down, Bruno Ferreira, para aproveitar as atividades e se divertir com todos é gratificante. Moradora do bairro Cidade Nova, na zona norte de Manaus, é a primeira vez que ambos vão para a Festa Julina Inclusiva do CECF Padre Pedro Vignola.
“Eu sou moradora daqui da Cidade Nova e frequento o Centro há muitos anos, mas é a primeira vez que venho para a festa. Eu nem sabia que ia ter mas vim trazer ele para a aula e me surpreendi com tudo, então estou gostando e o Bruno também gosta, principalmente das comidas. Amanhã iremos vir de novo”, enfatizou.


Foto: Jimmy Christian/Seas
Nostálgica, ela ainda reiterou que seu filho participava do projeto Amazonas Eficiente em 2024, porém tiveram que sair devido problemas pessoais. Agora, vendo novamente as ações do projeto, diz que irá inscrevê-lo nas atividades de autonomia e desenvolvimento motor no Centro.
“Nós participamos ano passado e ele se desenvolveu bastante na época do projeto, principalmente no comportamento dele. Ele era muito retraído, não tinha convívio social e depois não, ele tentou interagir e conversar. Eu sai pois já não estava aguentando o ritmo, mas eu vi que ele retrocedeu um pouco devido a essa parada e por isso que eu estou retornando agora novamente”, declarou Kátia.

Foto: Amanda Postigo/SEPcD
Projeto
O projeto Amazonas Eficiente oferece serviços de fisioterapia, fonoaudiologia e atividades de desenvolvimento psicomotor, buscando a autonomia de pessoas com deficiência e promovendo a inclusão.
A secretária da SEPcD, Selma Banes, explicou que as atividades oportunizam aos PcD e seus familiares a prática da habilitação e reabilitação da vida comunitária, promovendo a inclusão social, lazer e bem-estar.
“Festas como essa são meios de reforçar a inclusão social e o desenvolvimento motor dos PcDs. As brincadeiras acabam colocando em prática o que eles trabalham no projeto e o espaço é uma forma de integração social”, frisou a secretária.

Foto: Amanda Postigo/SEPcD
Centros de Convivência
Os centros de convivência são administrados pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Combate à Fome (Seas) e atuam no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. As unidades sociais oferecem diversos serviços e atividades, para crianças, adolescentes, adultos e idosos, contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos participantes, através do esporte, lazer, cultura, capacitação profissional, além de sessões de fisioterapia realizadas pelos técnicos do Projeto Mais Vida.